Atendendo a uma pergunta de uma leitora do Blog fomos em busca de informações sobre a origem do Bairro São Tomé em Viamão. Fomos ao Departamento de Memória que fica no Centro de Cultura e Esporte Carlos Pinto de Mennet, que fica na avennida dos Açores, bairro Tarumã. encontramos pouquíssimo material. Estes textos encontrados narram mais a história da Vila Planalto, mas como fica nas proximidades acreditamos que o cenário da origem da Vila São Tomé tenha sido semelhante.
"Pode-se contar 22 anos de Vila Planalto, São Tomé e arredores. Mas daremos destaque e contaremos um pouco da Vila Planalto, a começar pelas moradias, onde há 22 anos existia nada mais, nada menos do que seis casas no loteamento Gonçalves Santos. O mato era a maior paisagem e a rua Bérico Bernardes, era de chão batido. O comércio era um aqui e outro acolá. Lembra-se o tempo em que o ônibus (o famoso liquinho) vinha tão somente até o Seu Marzinho, armazém próximo à Escola Barão de Lucena? [...] A iluminação era precária até o loteamento Gonçalves Santos e arredores. Muitas associações surgiram isoladas, mas poderia ser mais unidas. [...] Poucos sabem que bem próximo de nós (ao lado do loteamento) tivemos uma grande fazenda, na qual o mato e o esquecimento tomaram conta. [...] Quem se lembra da Fonte D'água, pura e natural, que temos ao funda da Rua Real Madri! Fonte de riqueza e saúde. Também convém frisar, que tivemos e temos moradores de diversas etnias e raças: negros, índios, alemães, japoneses, uruguaios e muitos outros. Vê-se aí a importância de cada bairro formar pequenos núcleos de pesquisa ou até mesmo um pequeno museu, para deixar registrado às próximas gerações os fatos que foram ossa história, nossa identidade." (SANTOS; LUCAS, 2008)
SANTOS, Luciana Silveira dos Santos; LUCAS, Luiz Carlos. Vila Planalto, São Tomé, Escola Brasília e Arredores. In: BARROSO, Vera Lúcia Maciel. (Org.). Raízes de Viamão. Porto Alegre: FAPA; EST, 2008. p. 522.
Parabéns pelo primeiro aniversário do Memória Viamense. Que ele cresça e frutifique.
ResponderExcluirAbraço.